Equipe do CAPS AD III realiza apoio matricial aos municípios da 20ª RS
No dia 18 de junho de 2024, a equipe do CAPS AD III realizou um evento com os municípios da 20ª Regional de Saúde. Este evento recebeu o nome de Apoio Matricial e foi pensado, organizado e ministrado pela Assistente Social Maiara Aline Bagetti Gabriel, pela Psicóloga Franciele de Mari Costa e pelo Médico Psiquiatra Christofer Moraes Balen. O Apoio Matricial ou Matriciamento tem como objetivo dar suporte profissional às equipes de responsáveis técnicos e a rede de atendimento de cada município, com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações junto aos pacientes dependentes de álcool e outras drogas. O evento contou com a presença de vários profissionais dos 18 municípios da Regional, incluindo profissionais médicos.
Durante a realização do evento abordou-se tópicos referente a definição, objetivos e funcionamento do CAPS AD III, definição de fluxo e encaminhamentos, Lei 10.216/2001 e a Reforma Psiquiátrica no Brasil, Uso de drogas vs. Drogadição, Tratamento farmacológico do Transtorno por Uso de Álcool e por uso de substância (cocaína e crack) e a importância também do tratamento não farmacológico (Psicoterapia, Grupos de Mútua Ajuda e incentivo a rotinas saudáveis de vida). Finalizou-se o evento com a abertura de um espaço para perguntas e dúvidas. Gostaríamos de agradecer a presença de todos os participantes e agradecer pelo apoio na organização de nossa assistente administrativo Adriana Letícia Silveira Barros.
Outras Notícias
Atendimento Extramuro da Linha de Cuidados em Saúde do Idoso em Mercedes Fortalece Integração Entre os Níveis de Atenção
CISCOPAR Realiza Mutirão de Especialidades com Sucesso no Último Sábado
EDITAL DE CONVOCAÇÃO 05/2025
Mutirão de Especialidades
CISCOPAR destaca ações no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Equipe do CTA participa de seminário sobre ISTs promovido pela Unioeste
Centro de Especialidades Odontológicas promove educação em saúde bucal para crianças e pais no CISCOPAR
Mutirão de consultas oftalmológicas busca reduzir fila de espera na região