Janeiro roxo
Janeiro Roxo: O dia 26 de janeiro é o Dia Mundial de Enfrentamento da Hanseníase. Por isso, este mês ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à doença. A hanseníase, ainda cercada de preconceitos e estigma, tem a sua transmissão a partir de contato próximo e prolongado, por via respiratória, por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala ou secreções nasais, mas tem controle e tratamento oferecidos gratuitamentes no Sistema Único de Saúde (SUS).
O CTA/SAE atualmente é referência no atendimento de Hanseníase para avaliação do paciente que precisa de validação e/ou orientações; prorrogação ou substituição de poliquimioterapia; avaliação de reações hansênicas, neurites e incapacidades e ainda para treinamentos e capacitações de profissionais de saúde e população sobre a Hanseníase.
Como forma de enfrentamento deste agravo na nossa Regional de Saúde, o CTA/SAE, promoverá, no dia 29 de janeiro, uma aula sobre a Hanseníase para a comunidade acadêmica, permitindo que os futuros profissionais de saúde possam ter conhecimento para, em seus locais de trabalho, identificar e manejar os casos de Hanseníase, principalmente proporcionando aos pacientes o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno.
O evento acontecerá no auditório do CISCOPAR, das 08h às 12h e terá como palestrante a Médica Dermatologista/Hansenologista Dra. Fabíola Welter Ribeiro, que é mestre e doutoranda pelo PPGMICS da UFPR.
Para inscrições CLIQUE AQUI
Texto por: Jessica Sartor
Outras Notícias
Assembleia Geral CISCOPAR
CTA promove ações de prevenção e promoção da saúde nas universidades FAG e UNIPAR
Tecendo Cuidados
CISCOPAR promove ações em apoio ao Outubro Rosa e reforça a importância da prevenção
Atendimento Extramuro da Linha de Cuidados em Saúde do Idoso em Mercedes Fortalece Integração Entre os Níveis de Atenção
CISCOPAR Realiza Mutirão de Especialidades com Sucesso no Último Sábado
EDITAL DE CONVOCAÇÃO 05/2025
Mutirão de Especialidades