Introdução
O Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM PR) administrado pelo Ciscopar foi implantado em 2014, com o projeto do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas 24 horas (CAPS AD III).
O CAPS AD III Regional em formato Regional deu-se pelas definições de critério populacional determinado nas normativas do Ministério da Saúde. Foi implantado para compor a rede de atenção psicossocial (RAPS) na 20ª Regional de Saúde do Paraná, e compor a rede de cuidados para pessoas que tenham médio e alto risco em saúde mental referente a problemas de álcool e outras drogas. Tal serviço é composto por atendimento tratamento continuo, tratamento integral e matriciamento da RAPS e Atenção Primária. A equipe do serviço é multiprofissional trabalha no âmbito interdisciplinar.
A principal justificativa do SIM PR ressalta como sendo uma “ação política eficaz que pode reduzir o nível de problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas que são vivenciados por uma sociedade, evitando que se assista de forma passiva ao fluxo e refluxo de tal problemática”. (20ª REGIONAL DE SAÚDE, 2013, p. 04).
Através de uma rede de atendimento oferece à população atividades terapêuticas e preventivas, por atendimentos individuais ou em grupo, além da atenção à família do usuário e, havendo a necessidade de realizar a visita domiciliar. O desenvolvimento de atividades como oficinas, jogos, eventos educativos e outros, auxilia na promoção da reabilitação psicossocial do indivíduo, com a atuação de uma equipe multidisciplinar. Os 18 municípios envolvidos neste processo além de seu pertencimento à 20ª Regional de Saúde do Paraná, também são consorciados ao Ciscopar, resultando em uma população total, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Censo 2010, de 358.677 habitantes.
Objetivos
Geral
Específicos
Planejamento Estratégico SIM PR
O planejamento estratégico foi elaborado com os SIM PR em 2014 em reuniões juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, ficando da seguinte maneira:
Missão: Um serviço de referência articulado que proporcione reabilitação psicossocial do indivíduo com transtornos decorrentes do álcool e outras drogas.
Visão: Constituir-se, até 2020, em um serviço de referência de excelência, que possibilite a reabilitação psicossocial do indivíduo com transtornos decorrentes de álcool e outras drogas, promovendo autonomia e qualidade de vida.
Valores: Humanização, comprometimento, espírito de equipe, ética, respeito e efetividade.
Ações de redução de danos
O CAPS AD III Regional utiliza-se da abordagem da Redução de Danos para permear os trabalhos da equipe onde o maior objetivo das ações de redução de danos deverá ser a inclusão social e o rompimento da marginalização dos usuários de drogas.
Esta abordagem é utilizada para proporcionar também uma reflexão ampliada sobre a possibilidade de diminuir danos relacionados a alguma prática que cause ou possa causar danos nas variadas facetas do ser humano. Valoriza e põe em ação estratégias de proteção, cuidado e autocuidado, possibilitando mudança de atitude frente à situações de vulnerabilidade.
Estas práticas que diminuem os danos para aqueles que usam drogas e para os grupos sociais com que convivem, contribuem, entre outras coisas, para gerar informações adequadas sobre riscos, danos, práticas seguras, saúde, cidadania e direitos, para que as pessoas que usam álcool e outras drogas possam tomar suas decisões com maior clareza e buscando atendimento de saúde se assim for necessário.
O CAPS, através de seus profissionais busca também atuar diretamente no tratamento do usuário, por exemplo, propondo o uso de medicamentos que controlem a abstinência ou a substituição de uma droga com efeito mais devastador por uma que tenha um potencial de dependência menor, reduzindo aos poucos esse consumo.
Outra linha de trabalho do CAPS, acoplada no pensamento de redução de danos, discute sobre o fenômeno drogas nos mais variados segmentos de nossa sociedade, no qual a prevenção se dará não pelo proibicionismo ou ações de amedrontamento junto a adolescentes e jovens, mas sim para um projeto de vida, no qual a pessoa será sujeito de suas escolhas.
Desta forma, todas as ações de Redução de Danos, vêm de encontro ao objetivo principal do CAPS AD III, proporcionando a reinserção social e familiar do usuário, promovendo bem estar e qualidade de vida, rompimento da marginalização e tratamentos desumanos.
As competências do SIM PR
O SIMPR é uma estratégia estabelecida pela SESA para a atenção psicossocial – integrada e regionalizada - aos cidadãos usuários de álcool e outras drogas, estratificados como médio e alto risco. Abrange o CAPS AD III e a Unidade de Acolhimento.
Para tanto, tem as seguintes atribuições finalísticas:
E as seguintes atribuições gerenciais:
Modalidades de tratamento
Fluxos
Os atendimentos no SIM PR são Organizados de duas maneiras: 1º Os pacientes atendidos nos municípios serão encaminhados para o SIM PR pelos técnicos responsáveis quando observados a complexidade de médio ou alto risco e também sua condição clínica favorável ao encaminhamento (sem coomorbidades que necessitem de atendimentos hospitalares), quando estes necessitarem de tratamento integral (T. I.) objetivando a desintoxicação, assim o técnico enviará a ficha de encaminhamento junto ao paciente. 2º O paciente poderá procurar o SIM PR por demanda própria, pois o serviço é caracterizado enquanto portas abertas, perante a isto a equipe do SIM PR avaliará os critérios do item 1º e se ele apresentar características de atendimento junto ao serviço estaremos dando continuidade ao plano de cuidado do paciente, se não for o caso, encaminharemos novamente ao município de origem.
Os casos de internamentos compulsórios e ou involuntários serão realizados pelos municípios a fim de facilitar os tramites da central de leitos e os encaminhamentos dos pacientes quando sair a vaga.
Quando os pacientes apresentarem crises no qual o SIM PR fica incapacitado de manejo, estes serão encaminhados para os cuidados de urgência e emergência via SAMU. Após receber alta do local para onde foram encaminhados pelo SAMU: a) poderão retornar ao SIM PR e dar continuidade ao tratamento integral se estiverem em condições clínicas favoráveis, conforme avaliação b) caso eles não estejam em tratamento integral ou sem condições clinicas para permanência no T. I. e necessitando de outros tipos de atendimentos, estes serão encaminhados novamente aos seus municípios.
Matriciamento
O matriciamento é o suporte realizado por profissionais do SIM PR dado as equipes de responsáveis técnicos e a rede de atendimento de cada município com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações junto aos pacientes de álcool e outras drogas. Assim é realizado estudos de casos para desenvolvimento do PTS, treinamentos com as temáticas fins, entre outros.
Fontes de Receita
Recurso estadual de custeio mensal: R$ 52.500,00
Recurso federal de custeio mensal: R$ 105.000,00
Conclusão
Todos reconhecemos que o uso de álcool e outras drogas é um grave problema da saúde pública, e que para gerir o atendimento adequado à população usuária deve existir uma Rede de Atenção que funcione de forma eficiente dentro dos parâmetros da ressocialização dos indivíduos, minimizando as internações psiquiátricas e promovendo saúde e bem estar.
Dentro dessa premissa é que será aplicado este projeto, visando valorizar a estrutura da comunidade na qual está inserido, levando-se em consideração sua problemática, sua organização, seus valores, normas e crenças objetivando assim a inserção de toda a comunidade e principalmente de todos os serviços da Rede de Atenção Psicossocial no contexto da melhoria da qualidade de vida dos usuários e seus familiares.
A proposta aqui apresentada trata de uma utilidade Regional que busca a consolidação dos serviços de atenção diária, sendo um dispositivo eficaz na diminuição de internações e da grande intervenção medicamentosa, tornando-o acessível para todos os 18 municípios integrantes da 20ª Regional de Saúde do Paraná e do CISCOPAR, favorecendo assim, o exercício da cidadania e a promoção da inserção do indivíduo em seu espaço familiar e social.
Gerente Responsável: Tiago Murilo Correia Neves
Endereço: Rua Independência, 1983 - Centro, Toledo - PR, CEP: 85901-300
Telefone: (45) 3277-1383