CTA/SAE CISCOPAR realiza capacitação:
Os acidentes em que profissionais de saúde se expõem a sangue e outros fluidos biológicos devem ser considerados emergência médica, havendo, portanto, necessidade de se priorizar o atendimento no mais curto espaço de tempo possível.
As condutas específicas a serem tomadas visam evitar a disseminação do VIH, VHB e VHC no ambiente de trabalho.
VIOLÊNCIA SEXUAL
A violência sexual é uma das manifestações da violência de gênero mais cruéis e persistentes. Diz-se persistente porque a violência sexual atravessa a história e sobrevive. Por um lado, na dimensão de uma pandemia, atingindo mulheres, adolescentes e crianças, em todos os espaços sociais, sobretudo no doméstico; por outro, na forma de violência simbólica e moral, aterrorizando, em especial, o imaginário das mulheres, tanto produzindo vulnerabilidades quanto promovendo uma sensação de constante insegurança, contribuindo para a perpetuação de uma cultura violenta e patriarcal.
OBJETIVOS
• Capacitar os profissionais (médicos, dentistas, enfermeiros, técnico em enfermagem e farmacêuticos) dos 18 municípios da 20ª regional;
• Normatizar o atendimento dos acidentes de trabalho com exposição à material biológico nos municípios da 20ª RS;
• Garantir a todos profissionais que sofreram exposição à material biológico, acompanhamento clínico e laboratorial de qualidade.
• Capacitar os profissionais da 20ª RS da importância do diagnóstico das DST’s e o tratamento o quanto antes;
PÚBLICO ALVO
Profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) que atendem os pacientes dos 18 municípios da 20ª Regional de Toledo;
MARCOS SOARES
Enfermeiro CTA/SAE Ciscopar
Responsável Técnico
COREN-PR 453.940