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Ciscopar - Você sabe o que é absenteísmo?

31/08/21 - 12:52:37 (Administrador)
Alterado em: 01/09/21 às 8:29:07 por Administrador

O absenteísmo de usuários em consultas e exames é considerado um problema mundial na assistência à saúde, gerando desperdício de recursos tanto no setor público como no setor privado.

O absenteísmo de usuários da saúde é o ato de não comparecer às consultas e/ou aos procedimentos agendados sem qualquer comunicação prévia ao local de realização. Esta falta já foi associada a algumas causas, como esquecimento, falhas na comunicação entre o serviço e o usuário, melhora dos sintomas de adoecimento, agendamento em horário de trabalho, falta de transporte e dia da semana agendado.

O indicador de absenteísmo é apresentado em números percentuais, que demonstram o índice de faltosos em determinado serviço de saúde. O cálculo é feito com base no número de usuários agendados divido pelo número de usuários que não comparecem para a realização da consulta ou procedimento, multiplicado por 100.

Nos primeiros 7 meses de 2021 (01/01/2021 até 31/07/2021), somente com atendimentos realizados dentro das dependências do Ciscopar, temos um indicador de absenteísmo médio de 18,42%, em um universo de 24020 agendamentos, o que representa 4425 usuários que não compareceram para a realização na unidade de atendimento, mesmo tendo a sua guia de agendamento já registrada, e consequentemente atendimento garantido.

No topo do índice de absenteísmo, temos os atendimentos em nutrição que lideram com 36,64% num total de 876 agendamento. Na outra ponta, os atendimentos de Ginecologia e Obstetrícia, aparecem como menor índice de absenteísmo, com 7,34% num total de 109 agendamentos.

Em prol da queda desses índices, o Ciscopar lançou um vídeo explicando o que é o absenteísmo, com o intuito de que, se por ventura o usuário não possa comparecer para a realização da consulta ou exame, este avise com antecedência (48 horas), de modo que, essa vaga poderá ser reutilizada para um novo usuário que precise, do sistema único de saúde.



Sempre que não conseguir comparecer a uma unidade de atendimento, comunique o seu município de origem, a sua ausência, independente do motivo. Outras pessoas que estão esperando na fila de atendimento, poderão usufruir dela, tornando assim o SUS mais eficiente e resolutivo, diminuindo a fila de espera para as especialidades.