Notícias

Artigo sobre o CEO do Ciscopar publicado em período Brazilian Journal of Oral Sciences

Artigo sobre o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Ciscopar publicado em período Brazilian Journal of Oral Sciences
26/10/20 - 11:11:34 (Administrador)
Alterado em: 26/10/20 às 11:28:34 por Administrador

Neste mês de outubro foi publicado no periódico Brasilian Journal of Oral Sciences da faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, o artigo intitulado “The Dental Specialties Center as a point of attention in the Oral Health Care Network in a region of Paraná”. Esta é uma revista online internacional sem fins lucrativos, que desde sua criação tem se destacado por estar na vanguarda dentre os periódicos brasileiros.

A Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) surgiu como uma alternativa para a melhoria da atenção à saúde bucal de todos os brasileiros. Na perspectiva da atenção especializada, foram implantados os CEO.

O objetivo deste artigo foi analisar o papel do CEO para a organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB) na 20ª Regional de Saúde (RS) do Paraná. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, que analisou o papel desempenhado pelo CEO regional Tipo III, referência em atendimento odontológico especializado para 18 municípios.

Foram entrevistados 14 profissionais cirurgiões-dentistas, nove de unidades básicas de saúde (UBS) e cinco do CEO. Estes foram indagados quanto ao papel do CEO na RASB e as relações estabelecidas com os demais níveis de atenção, em especial à APS.

Esta pesquisa pôde identificar um papel ativo do CEO regional nesta região de saúde, atuando como um ponto fundamental no fortalecimento da rede, no processo de regionalização e na integralidade do cuidado. Porém, ressalta-se a importância de ampliar o acesso à atenção especializada, para garantir a continuidade do cuidado iniciado na UBS.

Este artigo foi escrito pela odontóloga e gerente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Ciscopar, Alessandra de Oliveira Lippert.

O artigo completo, e todos os resultados colhidos encontram-se nesta publicação disponível no site: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/bjos/article/view/8659984