Notícias

Roda de conversa com gestantes e Equipe MACC aborda a importância do aleitamento materno

21/08/20 - 14:12:52 (Administrador)

O mês de agosto é destinado para ações de conscientização quanto aos benefícios do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe. E é intitulado como “Agosto Dourado” devido a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento padrão ouro para a saúde dos bebês.

Os benefícios da amamentação são inúmeros, tanto para a criança quanto para mãe. Para o bebê as vantagens de amamentar incluem desde a diminuição dos riscos de desenvolver algumas doenças, tais como diarreias, alergias, hipertensão, diabetes, obesidade, até a melhora do desenvolvimento da cavidade bucal, entre outros.  Já para mãe, os benefícios vão desde diminuição do sangramento pós-parto, redução da incidência de câncer de mama, de ovário e endométrio, auxilia na perda de peso e na criação de um vínculo maior entre a mãe e o bebê.

Pensando nisso, a equipe do MACC realizou no dia 14/08/2020 uma roda de conversa com as gestantes acompanhadas no Ciscopar. Nesta ocasião, a nutricionista Denise iniciou a fala abordando os benefícios nutricionais do aleitamento materno para o bebê, a alimentação adequada da mãe durante o período de amamentação, os mitos a respeito deste assunto e as principais dificuldades encontradas pela mãe na hora de amamentar. A psicóloga Cristiane abordou os aspectos psicológicos da puérpera no momento de amamentar, e a importância de uma rede de apoio para um aleitamento de sucesso. A enfermeira Vanessa, falou um pouco sobre a importância da pega correta do bebê para prevenir fissuras mamárias. E por fim, a enfermeira Ana Paula falou sobre a sua experiência pessoal com a amamentação e as principais dificuldades encontradas no processo de amamentar.

Logo após, o espaço foi deixado aberto para que as gestantes pudessem tirar dúvidas. Este momento se mostrou de grande valia, pois proporcionou às gestantes uma oportunidade de autoconhecimento, troca de experiências, conscientização e educação em saúde.



Texto por: Ana Paula Johann - Enfermeira e gerente do MACC.



Mural do Fotos