Notícias

Equipe do MACC realiza videoconferências com as equipe das APS

06/07/20 - 9:15:53 (Administrador)

Com a redução da agenda de atendimento a pacientes diabéticos e hipertensos de alto risco devido a pandemia, a equipe do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) realizou a 1ª videoconferência com os municípios consorciados. Esta videoconferência teve o intuito de apoiar as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) no atendimento a esse público, para que os atendimentos sejas mais assertivos, reduzindo assim os riscos desses pacientes apresentarem piora ou descompensação grave em seus quadros de saúde.



A vídeoconferência contou com a presença da equipe do MACC, composta pela médica endocrinologista Dra. Simone, farmacêutica Ana Paula, assistente social Ivanice, agendadora Eliete, gerente do MACC Ana Paula Johann, e Diretora de Gestão em Saúde Sandra, e foi realizada no dia 22/06/2020. O tema abordado foi “O Manejo do Diabetes durante o período de pandemia”, participaram desta primeira vídeo 6 municípios. O espaço foi deixado aberto para que cada município pudesse tirar suas dúvidas e recebessem orientações quanto ao manejo de diabetes durante o período de pandemia.



Foi realizada também uma 2ª videoconferência entre a equipe do MACC e da APS no dia 02/07/2020, porém dessa vez com a participação do Dr. Alan, médico cardiologista que presta atendimento aos pacientes hipertensos de alto risco no MACC. O tema abordado foi “O Manejo da Hipertensão durante a pandemia” e contou com a participação de 5 municípios. Da mesma forma como foi feita na primeira vídeo, o espaço foi deixado aberto para sanar dúvidas e dar orientações aos participantes quanto ao manejo dos pacientes hipertensos de alto risco durante a pandemia.



Na próxima terça-feira (07/07/2020), será realizada a 3ª videoconferência com as equipes de APS, equipe do MACC e Dra. Renata, médica pediatra que atende as crianças de médio e alto risco. E nesta videoconferência os temas serão “Puericultura e o atendimento aos pacientes de alto risco na APS”.