Notícias

ALERTA - BOLETIM ATUALIZADO SOBRE DENGUE

21/02/20 - 10:15:29 (Administrador)

De acordo com o Boletim da Dengue publicado pela Secretaria da Saúde do estado do Paraná (SESA) neste dia 18 de fevereiro, há um total de 1.643 casos confirmados de dengue nos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde.



O Laboratório de Análises Clínicas do Ciscopar, neste período intensificou seus trabalhos para a realização de testes rápidos da dengue. De janeiro até 18 de fevereiro, foram recebidas 626 amostras coletadas na população dos municípios consorciados, em que 449 foram positivas para dengue. Lembrando ainda que alguns municípios também fazem uso de laboratórios particulares, devido a alta demanda.



Esse número é preocupante, muitos municípios estão em epidemia de dengue, e só com a participação da população se poderá reduzir estes casos.



“A dengue é uma preocupação latente, crônica. Temos que nos unir. O problema não é do vizinho do lado, ou da frente ou do dono do terreno baldio. O problema é de todos nós. Somente os agentes de combate às endemias distribuídos nos 399 municípios do Estado não conseguem fazer o trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.”



Para combater o mosquito, é preciso eliminar todos os seus criadouros identificados no quintal de casa, no quintal do vizinho, no terreno vazio, dentro da repartição pública, da escola, comércio, restaurante, etc. O mosquito não escolhe uma localização específica, ele se aloja onde tem acúmulo de água, e onde ele possa fazer a deposição dos ovos.



Ainda, de acordo com o Boletim da SESA, o estado do Paraná confirmou mais 10 óbitos pela doença.



“Crianças estão morrendo, idosos estão morrendo, pessoas de todas as idades estão morrendo! Vamos juntos combater esse mosquito!”



“Um mosquito não é mais forte que um município inteiro” 



Mural do Fotos